quarta-feira, 30 de julho de 2008

Além dos Jogos - 06

TIANJIN – MILITARES & POLÍCIA

Significado: passagem para o Céu
População: 9.883.000
Protestantes: 59.000 (0,6%)
Católicos: 168.000 (1,7%)
Atividade das igrejas nas casas: pequena
Escolas Bíblicas Oficiais: nenhuma

Principais pedidos de oração
1. Ore para que os oficiais militares e da polícia usem seu pode com sabedoria e justiça.
2. Ore para que os cristãos que sofreram perseguições das forças militar e policia se aproximem de Deus e tenham sua fé fortalecida pela adversidade.
3. Ore contra as forças demoníacas que usam a história de guerra e derramamento de sangue de Tianjin para semear desavenças, ódio, rebelião e mentiras entre o povo nos dias de hoje.


O passado militar de Tianjin
Tianjin é há muito tempo um dos lugares mais resistentes à pregação do Evangelho na China, em grande parte devido à sua importância como centro militar e policial. Tianjin tornou-se cidade (O preparo médico do Dr. John Mackenzie permitiu que ele alcançasse o favor dos oficiais que lideravam Tianjin antes de sua repentina morte em 1888, aos 37 anos.) militar chave e fortificada no século XV, durante a Dinastia Ming, quando a capital se mudou para as proximidades de Pequim. Exércitos chineses e ocidentais lutaram três batalhas sangrentas próximas a Tianjin na Segunda Guerra do Ópio (1856-60); e, em 1870, ganhou notoriedade quando mais de vinte estrangeiros e cerca de cem cristãos foram mortos no Massacre de Tianjin. Tianjin foi o centro da Revolta dos Boxers, em 1900, no qual uma multidão anti-cristã matou 30.000 cristãos chineses e mais de 230 cristãos estrangeiros em toda a China. A cidade hoje comemora este massacre com um museu que trata os Boxers como heróis.

A policia atual na China
O século XX viu um enorme crescimento do poder da policia e do exército do governo central chinês, e, ao entrar no século XXI, nós cristão precisamos orar com perseverança pelas necessidades espirituais do contingente militar e policial, e também pelos cidadãos por ele supervisionados. O Exército para a Libertação do Povo tem 2,9 milhões de soldados, marinheiros e aviadores. A Polícia Armada do povo cresceu em vinte anos de 600.000 para 1,8 milhão de soldados. A secretaria de Segurança Pública tem, aproximadamente, 1 milhão de funcionários, e a Secretaria de Segurança Reservada cresceu assustadoramente na última década, chegando a mais de 1 milhão de agentes.
(O treinamento militar anti-religião dado ao policiais e militares chineses coloca-os numa condição de necessidade especial de intercessão. Ore para que o Espírito Santo toque seus corações.)
Normalmente, as forças de segurança são mal remuneradas e m al treinadas, o que resulta em falhas de habilidade e ineficiência na solução de crimes pelos métodos normais de investigação. Normalmente, estas forças de segurança recorrem à tortura para obter confissões dos acusados.

Uma história cristã
Quando o pastor Gong Shengliang foi preso, em Agosto de 2001, muitas mulheres membros de sua igreja foram torturadas na tentativa de conseguir provas contra ele. Uma destas jovens cristãs escreveu depois. “Eles colocaram algemas nas minhas mãos e pés e usaram bastões elétricos para tocar em todas as partes do meu corpo, principalmente meu peito. Eu não tinha forças para resistir aquelas agressões, por isso os xinguei de “trapaceiros”. Isso os enfureceu, tornando-os ainda mais violentos. Eles desabotoaram minha camisa violentamente, arrancando um botão e tocaram cada parte do meu peito com o bastão elétrico. Eu gritei o máximo que pude, assim eles afastaram o bastão para que eu parasse de chorar. (Este antigo templo cristão hoje é usado como restaurante. Ele está próximo ao local da clínica construída pelos oficiais de Tianjin para o Dr. Mackenzie. Tianjin tem pouquíssimas igrejas, comparado a Pequim e Xangai.) “É inútil gritar por socorro. Ninguém virá.” Um dos homens arrumou as calças e ameaçou: “Se eu ficar furioso, vou arrancar suas roupas e lhe dar uma boa surra. Eu não tenho que prestar contas, ainda que eu te deixe nua e te encha de pancadas”.
“Quando o centurião que estava em frente a Jesus ouviu o seu brado e viu como ele morreu, disse: “Realmente este homem era o Filho de Deus!” (Marcos 15:39). Quando os agentes de segurança chineses despiram, bateram e zombaram desta irmã, eles seguiram os passos dos soldados romanos que fizeram o mesmo com Cristo. Que eles e seus camaradas que também maltratam cristãos sigam o exemplo do centurião que se arrependeu e experimentou a misericórdia de Deus.

Nenhum comentário: