quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Além dos Jogos - 07

OS INFLUENCIADORES

Principais pedidos de oração
1. Ore pelos líderes nas quatro instituições-chave instituídas por Deus, para que gastem tempo no estudo da Palavra e desejem glorificar a Deus em suas vidas.

2. Ore pelos autores, músicos e artista cristão, para que plantem sementes na vida dos muitos que buscam, e vejam o fruto produzido pelo seu trabalho.

3. Ore para que o s muitos cientistas compreendam a inteligência do projeto do Universo e reconheçam o Deus Criador Soberano como Senhor e Salvador.


Sr. Wang Mingdao (1900-1991) pastoreou uma igreja evangélica em Pequim por aproximandamente 30 anos, e seu ensino fiel das Escrituras continua a ter impacto sobre a igreja chinesa. Ele e sua esposa. Liu Jinguem, passaram mais de vinte anos na prisão. Um relato contundente pode ser encontrado no livro de Stephen Wang, Teh Long Road to Freedom – The Story of Wang Mingdao.

O conceito
O tipo de pessoa que será influente em uma sociedade especifica é determinado por vários fatores, que incluem religião, política, cultura e educação. Aqueles em posição de poder formal influenciam a vida das pessoas através de suas habilidades para inspirar e coagir. Aqueles que não possuem tais habilidades influenciam através da persuasão, convencendo as pessoas que a informação que possuem, ou a interpretação dela, tem amis valor que as alternativas. Na sociedade chinesa tradicional, as pessoas mais influentes são os políticos e catedráticos. Na sociedade de hoje, em que o Estado faz o melhor para manter um monopólio sobre o fluxo de informações, e é ameaçado pela perspectiva da diversidade de opiniões, políticos e catedráticos que trabalham nesse estabelecimento não desejam ser agentes de mudanças.

O povo
Quem são os influenciadores na sociedade chinesa? Quem são aqueles em melhor posição de levar a mensagem do Evangelho para o povo? Como os líderes do governo e aqueles que trabalham para o Estado estão presos a um sistema hostil ao cristianismo, a maior probabilidade de sucesso recai sobre aqueles que, de uma forma ou de outra, atuam fora do sistema. Atletas, artistas, empresários, catedráticos internacionais quase sempre se vêem em grande destaque, devido ao seu conceituado currículo e o interesse e expectativa em sua ocupação. A avidez da China em ser poderosa nas áreas da ciência, comércio, cultura e esporte resulta numa menor inclinação em atrapalhar o trabalho daqueles que apresentam sucesso em tais áreas. Como conseqüência, tais pessoas estão mais próximas de oportunidades de expressar suas crenças, mesmo se estas crenças incluem a profissão da fé em Jesus Cristo.Nos últimos cinqüenta anos, a Igreja na China cresceu principalmente através do evangelismo em pequena escala, realizado por cristãos na obscuridade, e o Reino de Deus continuará a crescer através do testemunho da vida de serviço sacrificial e fidelidade de pessoas comuns. Entretanto, como o mundo seria diferente, se os homens e mulheres de influência, que estão em privilegiada posição de destaque para alcançar seu próprio povo, fossem bem-sucedidos em abrir uma via para divulgação do Evangelho na China.

A versão da União Bíblica foi a primeira a ser usada pelos cristão chineses e influencia milhares de vidas. A foto mostra a equipe de tradução da União Bíblica, em 1913. Da esquerda para a direita: Sr. Li, Rv. Dr. C. Goodrich, Sr. Yuan, Rev. Dr. Spencer Lewis, Rev. C. W. Allan, Sr. Wang, Rev. E. E. Aiken, Rev. Frederick W. Baller e Sr. Liu.

As instituições
As quatro semanas deste mês foram separadas pelos influenciadores nas quatro instituições: a Igreja, a Família, o Trabalho e o Governo. Estas são as quatro instituições estabelecidas na Bíblia, cada uma com uma responsabilidade distinta na sociedade. A igreja foi estabelecida por Deus como meio de adoração e ensino de Sua palavra. A família foi estabelecida por Deus para desenvolver o plano dEle no casamento, no papel com pais e no relacionamento entre irmãos. O trabalho for ordenado para qu eos homens honrem a Deus no exercício e no domínio sobre a criação. O Governo foi instituído para mediar a justiça de Deus em proteger o inocente e punir o criminoso em um mundo falido.O mandamento da Grande comissão é “fazer discípulos”. Use este mês para interceder por discípulos que sejam formados entre os proeminentes e influentes membros da sociedades chinesa em cada uma destas quatro instituições.

Nenhum comentário: