quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Além dos Jogos - 09


INTERIOR DA MONGÓLIA: OS MONGÓIS

Mongóis na China: 5.920.810
Mongóis no Interior da Mongólia: 4.674.800
Religião: mistura de budismo lama, xamanismo e ateísmo
Protestantes: 10.500
Católicos mongóis: 1.000

Outros grupos mongóis: Localização
República Mongol.................. 2.392.000
Rússia.....................................631.000
Liaoning.................................461.700
Heilongjinag...........................155.200

Principais pedidos de oração
1. Ore pelo uso eficaz do filme Jesus no dialeto do interior da Mongólia.
2. Ore contra os poderes malignos do xamanismo e do budismo lama, que continuam a prender muitos mongóis.
3. Ore pela conversão das famílias e de grupos inteiros na sociedade mongol para o Senhor Jesus. Ore pelo discipulado dos novos cristãos.

Uma herança Cristã
No século XII, Genghis Khan uniu as tribos mongóis e criou um império que se estendeu do Oceano Pacífico até o Oriente Médio e Europa. Cristãos nestorianos desempenharam um papel importante em seu império. Um nestoriano serviu Genghis Khan e seu herdeiros como legislador chefe e grande juiz. A rainha Soyobekh foi a mãe de três sucessores de Genghis Khan. Um de seus filhos também se casou com uma nestoriana e edificou uma capela cristã em sua capital, Karakorum. Outro de seus filhos, Kublai Kahan, estabeleceu a dinastia Yuan da China e edificou a capela da Cruz em honra à sua mãe em sua capital, Dadu, hoje Pequim. Em 1278, dois monges nestorianos mongóis deixaram Dadu em uma peregrinação a Jerusalém levando passaportes expedidos por Kublai. Por fim, um chegou à França e, em 1287, coordenou a comunhão do rei Eduardo I da Inglaterra.

O número de mongóis que encontraram nova vida em Jesus Cristo nos últimos anos, embora pequeno, não encontra paralelos em nenhum momento da história.

Apesar deste fatos, os nestorianos não deixaram legado entre o povo mongol. Kublai convidou o papa Gregório X para enviar 100 missionários à China, mas sua solicitação não obteve resposta. Um monge franciscano, John de Montercovino, estabeleceu um ministério significativo em Pequim e traduziu o Novo Testamento para o idioma mongol. Porém, pouquíssimos católicos o seguiram, e Kublai levou o povo mongol ao budismo lama, uma influência que permance forte entre o povo ainda hoje. Qunado a dinastia Yuan caiu, seus sucessores, a dinastia Ming. Chineses Han, obrigou tanto os nestorianos, cuja fé era vista como a religião dos estrangeiros mongóis, quanto os católicos a saírem da Chinas

Uma igreja renasce
Com o fechamento da China também para o trabalho missionário sob os sucessores da dinastia Ming e a Dinastia Qing, os obreiros Edward Stallybrass, da Longon Society, e o morávio Isaac Schimidt começaram a trabalhar entre os mongóis na Sibéria, no início do século XIX. Eles planejaram traduzir a Bíblia para o mongol, mas após o Ksar Nicholas I tomar o poder, eles foram expulsos, em 1841. Mais tarde, os obreiros pioneiros entre os mongóis, incluindo James e Emily Gilmour, Frans e Maru Larson, Reginald Sturt e Stuart e Eleanor Gutzel também foram obrigados a sair. Embora muitos anos tenham se passado com poucos frutos entre os nômades mongóis mergulhados na influência do xamanismo e do budismo lama, a Swedish Mongol Mission presenciou mongóis entregarem-se a Cristo antes da expulsão dos missionários pelos japoneses, em 1943. Como Hugh Kemp escreve em seu fantástico trabalha Steppe by Step: “Aqui na estepe mongol, uma igreja nativa mongol enfim surgiu”.

Frans August Larson, um sueco, viveu entre os mongóis pir 35 anos como missionário fazedor de tendas. Sua amizade com muitos líderes mongóis criou um clima favorável para o trabalho furtífero da Swedish Mongol Mission.

Embora houvesse apenas uns poucos cristãos em 1990, quando a República Mongol abriu novamente as portas para o trabalho missionário, há hoje cerca de 11.000 cristãos mongóis na China e na República Mongol. Os cristãos estrangeiros cooperam eficazmente no treinamento de líderes mongóis, e cada província na República Mongol tem presença cristã. O filme Jesus é exibido de forma abrangente na República Mongol. Existem duas traduções modernas da Bíblia disponíveis, e agora, os cristão na republica têm rádio e livrarias para a sua edificação. Contudo, a grande população mongol na China ainda carece de uma Bíblia em seu dialeto e tem limitado acesso ao filme Jesus. A necessidade urgente continua sendo trinar líderes cristãos mongóis que levem s Boas Novas do Senhor Jesus ao grande número ainda em trevas na China.

Nenhum comentário: