quarta-feira, 9 de julho de 2008

Além dos Jogos - 03

GANSU - SEITAS

Significado: doce solenidade
População: 25.700.000
Protestantes: 385.500 (1,5%)
Católicos: 102.800 (0,4%)
Atividades de igrejas nas casas: média
Escolas Bíblicas Oficiais: nenhuma



Minorias em Gansu
Hui.........................1.233..00
Dongxiang.................482.00

Tibetano.....................385.00
Bonan...........................11.00


Principais pedidos de oração
1. Ore por força e visão renovada para os líderes cristãos atacados pela seita Luz no Oriente.
2. Ore contra as forças demoníacas que mantêm muitas pessoas presas às seitas, como a Luz no Oriente, e também às religiões tradicionais, como o Islã e o Budismo lama.
3. Ore pelos empresários cristãos que procuram formas criativas de ministrar em meio à profunda pobreza de Gansu.

Ataques das Seitas
É comum os cristãos que não vivem na China acharem que lidar com “seitas” significa apenas conversar com pessoas mal orientadas, e que a perseguição na China ocorre somente por parte do governo. Este perfil nos revela os ataques brutais e sistemáticos realizados contra os cristãos chineses pela seita Luz no Oriente em muitas províncias, incluindo a região pobre de Gansu. A Luz no Oriente foi fundada em 1989, e durante os anos 90, começou a considerar os cristãos como alvos. Citando Mt. 24:43, a Luz no Oriente ensina que Jesus voltou como “um ladrão na noite” e agora vive como uma mul
her chinesa. Em 1996, após algum sucesso, a seita começou a atacar pastores e outros líderes usando violência, dinheiro, sedução e lavagem cerebral. Milhares de líderes cristãos foram espancados, torturados ou envenenados pela Luz no Oriente; centenas permanecem desaparecidos; as mortes chegam a dezenas. Um dos ataques espetaculares foi o seqüestro de 35 líderes da rede de igrejas nas casas, a Comunidade Evangélica da China, em abril de 2002.

A maioria dos 24,7 milhões de habitantes de Gansu vive em profunda pobreza. O clima severo e a carência de oportunidade os deixa sem esperanças de melhoria econômica e grande necessidade de Cristo.

A história de um cristão
Um homem veio à nossa igreja dizendo que queria conhecer o Deus verdadeiro. Ele ficou conosco para que fossemos falar às centenas de perdidos em seu vilarejo natal. Nós não pudemos recusar tal apelo e enviamos quatro líderes, dois homens e duas mulheres. Em Lanzhou, três pessoas vieram nos encontrar. Um deles nos elogiou dizendo: “O Senhor me deu uma visão de que duas discípulas seriam usadas no reavivamento da igreja em Xi’na. Por que dois de vocês não ficam aqui, e os outros dois voltam comigo a Xi’na?” Essa foi a maneira que a seita usou para nos separar, a princípio, em duplas e, depois, um a um.

Eu fui levado a uma área remota fora de Xi’na. Em uma das reuniões, dois homens agiram como se estivessem endemoniados. As pessoas imploraram para que eu os expulsasse. Quando tentei orar, os dois homens me bateram e zombaram de mim. Alguém sugeriu que os dois homens fossem enviados a uma instituição psiquiátrica. Foi pedido que todos ofertassem e eu fui pressionado a dar tudo o que tinha. A partir daquele momento, eu não tinha como fugir, já que não podia comprar uma passagem.
No dia seguinte um professor da Luz no Oriente veio. Quando os homem “endemoniados” o viram, eles correram para um canto da sala e gritaram. “A Luz! É penetrante! Tenho medo!” E se acalmaram, como se os demônios tivessem sido expulsos. Toda a congregação gritou: “Aleluia! Esta é a verdade!”
Eu me senti humilhado e vencido. O líder da Luz no Oriente citou vários versículos da Bíblia e explicou os ensinos da seita. Os membros da congregação se revezaram me pressionando. Eu fiquei confuso e esgotado por não poder dormir. Toda noite eles tiravam minhas roupas. Sempre havia pelo menos uma pessoa me vigiando enquanto dormia. Não me era permitido sair da casa.
Após cinco meses, percebi que tinha que fazer algo antes que fosse tarde demais. Deus me ajudou e eu escapei pelas montanhas e implorei por uma passagem de ônibus. Finalmente, cheguei a Xi’na. Dali, telefonei para um parente e consegui voltar para casa. Quando vi o rosto de meus irmãos, desabei a chorar. O terrível resultado é que agora nós não sabemos em quem podemos confiar...

O Pastor Shen Xianfeng é um dos pastores da Comunidade Evangélica da china e foi seqüestrado em abril de 2002 pela seita Luz no Oriente.

(Mais informações sobre a libertação dos líderes da Comunidade Evangélica da China, visite a página www.chinaforjesus.com. Este relato foi extraído do artigo “Whem China’s Christians Wish They were in Prison: Na Examination of the Eastern Lightning Cult in China” (Quando os cristãos chineses preferem estar na prisão: Uma análise da seita chinesa Luz no Oriente), por Paul Hattaway, Diretor da Ásia Harvest, abril de 2002, www.asiaharvest.org).

Nenhum comentário: